BN5

Lucas 14. 28 – 33

Nesta passagem, o Senhor Jesus pergunta sobre coisas. Tenho cuidado com as perguntas de Deus, pois tem perguntas que são impossíveis de responder. Deus perguntou para Ezequiel: “poderão reviver estes ossos?” A resposta do profeta foi perfeita e pode ser a nossa resposta também: “eu não sei, mas tu sabes.” O pior na história de Jó foi quando seus amigos acharam que sabiam das respostas. Quando tentamos racionalizar, procurando respostas, nos perdemos. Há momentos que é melhor termos ao nosso lado, pessoas que não procuram entender, mas que creiam. Em Jó 38.2, 3, 4 Deus faz perguntas a Jô: “Quem é este que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento? Cinge, pois, os lombos como homem, pois eu te perguntarei, e tu me farás saber. Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento.”

Daí por diante, Deus faz muitas perguntas a Jó. Mas a pergunta inicial foi: “Quem é este que obscurece o propósito?” ou seja, “Quem é que lança cobertas sobre o propósito?”.  Muitas vezes o propósito vai estar obscurecido, e não conseguimos ver por onde prosseguir.  No texto de Lucas, Jesus pergunta sobre a construção e sobre as estratégias de guerra. O homem faz planos, cria estratégias e etc, mas o Senhor pergunta se podemos levar até ao final a obra. Davi venceu muitas batalhas, não por causa das estratégias, mas por consultar ao Senhor. Eu avalio, faço as contas de construir ou guerrear, mas para ser discípulo tenho que abrir mão de ter o mapa do caminho. É saber que a pouca é força, mas não fugir da guerra e não deixar se abater. Não podemos deixar que o medo obscureça o propósito de Deus.

Queremos respostas e explicações. Caminhar sem respostas é um desafio. Mas a nossa segurança não está em ter bens, plano de saúde, reservas de dinheiro, mas ter o Senhor caminhando conosco. Nós não sabemos como fazer, mas Ele tem as estratégias. Às vezes o propósito é tão grande, que não sabemos se conseguiremos alcançar. No entanto, chegaremos à conclusão de que é o Senhor que faz. O que é propósito de Deus na sua vida, Ele vai cumprir.

Pare de tentar criar caminhos por você mesmo. Diga: “Senhor, tu sabes.” Então as respostas chegarão, e o sobrenatural acontecerá. Se Deus está com você, siga os caminhos que Ele te guia. Abra mão de querer saber as respostas antes do tempo. Ande pela fé, que é andar pelo que não vê, mas pelo que crê.

Deus sabe. Ele é soberano. Você não sabe, mas Ele sabe. Não pare, não mude o curso, não recue. Se achar que não consegue chegar no alvo, descanse no Senhor, que Ele pode fazer você chegar no alvo, ou fazer com que o alvo chegue até você.

Sara Cavalcanti – Assembléia de Deus de Bonsucesso (RJ)

* Está autorizada a reprodução desta mensagem, desde que respeitando a citação do autor. Para adquiri-la COMPLETA em CD ou DVD, ligue para (21)2270-4543 ou por e-mail livraria@adbonsucesso.com